E quando bate o medo?
- Camilo Faleiros
- 8 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Salve simpatia!!
Falar sobre o medo dá um medo. Mas vamos lá, pois como disse Guimarães Rosa :-
" O que a vida quer da gente é coragem!! "
E para começar, vamos colocar o medo no lugar dele. O medo é uma emoção, e como tal constitui um aspecto complexo presente em todos nós, seres humanos.
A questão é a seguinte:- Somos capazes, através de nossas ações, de vencer e superar nossos medos?
De acordo com a neurociência, o medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta, que resulta no receio de fazer alguma coisa, por nos sentirmos ameaçados. É uma resposta de alerta do cérebro no organismo que libera vários hormônios ( adrenalina, cortisol) que nos levam às reações de lutar ou fugir.
De acordo com muitos especialistas que estudam a psique humana, só existe um jeito para nos livrar dos medos, e é... enfrentando-os. ( só assim, não tem outra forma).
E existem tantos tipos de medo, são tantas suas facetas.
Medo de escuro, medo de gente, medo de fazer sucesso, medo de parecer ridículo, medo de falar bobeira, medo de se aproximar dx crush, enfim... nosso cérebro funciona assim, é uma defesa ferrada! Até medo de sentir medo acontece.
Mas nem tudo é só medo, e existem várias alternativas, ferramentas e práticas que nos ajudam a identificar nossos medos, e superá-los, mas todas implicam mudanças ( aiaiai, ó o medo de mudar batendo :0 )
E se resolvemos encarar enfrentá-los?
Ao superar um medo, podemos ter que enfrentar outro maior, e aí só com CORAGEM , para seguir adiante.
O uso da CORAGEM ( cuore - coração + agis - ação ) é a capacidade que todos nós temos de agir de acordo com o que acreditamos, através dos nossos valores ( lembra do post anterior? )
Podemos e conseguimos remover nossos medos com coragem e autoconfiança, e esse é o caminho, através do auto conhecimento, tendo mais conexão com nossas verdades, fazendo escolhas melhores com o foco no que se quer e se acredita ao invés de jogar luz nos problemas e dificuldades.
Somos muito, infinitas vezes maiores que nossos medos, pode ter certeza!
Eu também tenho muitos medos, e hoje estou aqui firmão encarando um deles, que é o de me comunicar assim , com a possibilidade ( e a vontade ) de alcançar muitas pessoas com minhas idéias.
Quero te desafiar à identificar e encarar alguns dos seus medos, e encontrar caminhos e alternativas criativas que te levem onde deseja chegar!!
É fazer acontecer. Essa é a chave da transformação!!!
Vamos juntxs,
Caro Camilo, obrigado por sua iniciativa e posts.
Gostaria de fazer uma pergunta fora do eixo a que se propõe o blog. É de ordem estética. Se me permite, qual o codigo RGB ou HEX da cor principal utilizada no blog (uma espécie de "caqui")??. Obrigado e desculpe-me o questionamento... Estou montando uma loja virtual e me soou muito discreta a cor...